22 veteranos de guerra se suicidam diariamente nos EUA
Um estudo revelou números alarmantes sobre suicídios entre veteranos de guerra nos Estados Unidos.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo norte-americano Robert Bossarte, 22 veteranos tiram a própria vida todos os dias nos Estados Unidos. O estudo divulgado pelo Ministério de Veteranos de Guerra do país (U.S. Department of Veterans Affairs) afirma que, aproximadamente, 8.000 deles cometeram suicídio em 2010. Bossarte analisou atestados de óbitos em 21 estados do país durante dois anos. O número representou 21% de todos os suicídios daquele ano.
Dois terços dos veteranos que se mataram tinham entre 50 e 79 anos, correspondendo a quase 40% do total. Jovens (menos de 30 anos) que foram à guerra e cometeram suicídio totalizaram somente 6% do número.
A porcentagem é inversamente proporcional aos suicídios não relacionados com guerras, em que dois terços são cometidos por americanos de até 49 anos. Os jovens com menos de 30 anos que não veteranos representam 21,6% dos suicídios.
O estudo ainda afirma que apesar de o número de suicídios de veteranos de guerra corresponder a 21% do total no país, a participação caiu em relação a 1999, quando representava 25% do total desse tipo de morte nos EUA. Por outro lado, notou-se um aumento do número de suicídios entre os não veteranos. Em 2010, em torno de 105 não veteranos tiraram a própria vida todos os dias nos EUA.
Estudos anteriores mostram que o risco de suicídio é maior nos cinco anos seguintes ao retorno do combatente ao país.
Fonte: Correio 24horas
Imagem: Photographee.eu/Shutterstock.com