5 agentes que enganaram os rapazes mais perigosos
Gangues de motociclistas da pesada, máfias e organizações criminais são apenas alguns dos alvos dos agentes infiltrados em grupos perigosos. Em Gangland Undercover, série exclusiva do A&E, o agente Charles Falco narra a história dos homens que, como ele, passaram pelas experiências mais selvagens.
- Joseph Pistone, como Donnie Brasco: na década de 70, esse agente do FBI passou vários anos infiltrado nas famílias mafiosas Bonanno e Colombo, de Nova York. Graças ao seu ótimo trabalho, o FBI conseguiu acusar 100 pessoas e denunciar outras 200 e praticamente dissolver a família Bonanno. Por isso, pode-se dizer que sua missão foi cumprida.
- Ron Stallworth: ninguém imaginaria possível que um policial negro se infiltrasse na Ku Klux Klan, mas quando Stallworth viu que estavam à procura de novos candidatos, em 1979, ele enviou a foto de um policial branco e conseguiu entrar na seita que, sem dúvidas, o teria matado se descobrisse a verdade. Mesmo assim, Stallworth não só conseguiu impedir que queimassem algumas cruzes como também chegou a se tornar líder do seu grupo.
- William Queen, como Billy St. John: esse agente se infiltrou nada menos que nos perigosos Mongols, uma gangue de motociclistas dedicada ao contrabando de álcool, tabaco, armas de fogo e explosivos. Seu ótimo trabalho chegou a transformá-lo em vice-presidente do grupo e prender 54 pessoas. Com seu trabalho, William acabou se transformando em um verdadeiro garoto malvado do bairro.
- Jay Dobyns: infiltrado nos terríveis Hells Angels, gangue inimiga dos Mongols, Dobyns conseguiu realizar várias prisões, mas a história foi bastante complexa e não adequada para cardíacos: ao descobrir sua identidade, redes do crime organizado chegaram a ameaçá-lo de morte e também sua família. Inclusive, atacaram sua casa enquanto ele, sua filha e esposa estavam dormindo, felizmente sem maiores consequências.
- Robert Mazur, como Bob Musella: trata-se de um agente especial que conseguiu se infiltrar nos perigosos e temidos cartéis colombianos na década de 80. O que ele conseguiu? Rastrear milhões de dólares do narcotráfico, prender 85 pessoas e ser uma das pessoas que preparou terreno para a prisão do famoso Pablo Escobar. Outra missão cumprida.
FUENTE: history.co.uk
IMAGENA&E