5 muros que dividem o mundo

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
5 muros que dividem o mundo-0

Donald Trump não foi o primeiro político a querer dividir territórios com um muro. Essa ideia, nada original, foi utilizada inúmeras vezes ao longo da história e, atualmente, são muitos os países que estão separados por muros de concreto, alambrados e cercas. Inclusive, entre o México e os EUA, aproximadamente um terço da fronteira está cercada com grades eletrônicas, concreto e câmeras infravermelhas (sem mencionar a guarda da Patrulha Fronteiriça norte-americana).

 

Estes são alguns dos países divididos pelo mundo:

 

Irlanda do Norte: Na capital desse país, há 90 seções que estão divididas por uma “linha” que separa os bairros nacionalistas católicos (que querem uma Irlanda unida) e os protestantes unionistas (que querem continuar fazendo parte do Reino Unido). O muro tem portas que fecham à noite ou quando há conflitos.

 

Ceuta e Melilla: Nos anos 90, a Espanha construiu dois muros para separar seus dois enclaves africanos do território de Marrocos e, assim, tentar impedir a imigração africana ao cobiçado território europeu.

 

Iraque e Kuwait: Após a invasão de Saddam Hussein, em 1990, o Kuwait levou o assunto a sério: instalou uma cerca de 200 km na sua fronteira com esse país, com seções eletrificadas, alambre e muros de areia.

 

Uzbequistão: Também em 1990, esse país sofreu um atentado na sua capital, Tashkent, e decidiu alambrar sua fronteira de modo que os militares radicais do Movimento Islâmico do Uzbequistão não pudessem entrar. Além de cercas elétricas, há também minas terrestres, por isso, é melhor pensar duas vezes antes de tentar ultrapassá-la.

 

Chipre: O Chipre está dividido em dois desde 1964. Ao sul, estão os cipriotas gregos e, ao norte, os cipriotas turcos. Desde a queda do muro de Berlim, Nicósia é a única capital do mundo que está dividida em toda a sua extensão.

 

Não perca os novos episódios de BARRADOS NA FRONTEIRA, toda segunda, às 20h50.

 


FONTE: infobae.com
IMAGEM: Shutterstock, Inc., Sherry V Smith