Cresce número de homens e crianças vítimas de tráfico humano, mas mulheres ainda são maioria.
O relatório bienal emitido pela ONU sobre o tráfico de pessoas surpreendeu o mundo com um dado inesperado: o aumento gritante do tráfico de homens e crianças, que são, agora, quase um terço de todas as vítimas de tráfico humano.
O relatório, feito pela United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), revelou que os homens e as crianças passaram, em dois anos, de 21 a 28% de todas as vítimas do tráfico, enquanto as mulheres continuam sendo a ampla maioria, com 71% no total.
Segundo o diretor da UNODC, Yury Fedotov, o tráfico tem vários propósitos, sendo os mais comuns a exploração sexual, o trabalho forçado, pedir esmolas nas ruas, casamentos ilegais, fraudes ou a pornografia.
Esse aumento, apontado pelo relatório, certamente está associado à situação bélica de muitos países. Segundo Fedotov, as pessoas que fogem da guerra estão especialmente vulneráveis, uma vez que a urgência da situação as leva a tomar decisões migratórias perigosas.
De fato, o aumento rápido no número de vítimas do tráfico na Síria, depois de iniciado o conflito no país, é um exemplo claro de como a vulnerabilidade faz com que haja mais vítimas.
Não perca os novos episódios de BARRADOS NA FRONTEIRA, toda segunda, às 20h50.
FONTE: radioformula.com
IMAGEM: Shutterstock, Inc.