Conheça os tipos de pena de morte que são praticados até hoje
No mundo, 58 países ainda usam a pena de morte como punição capital por crimes que consideram hediondos.
Os métodos utilizados podem ser os mais cruéis. Dependendo do local, variam entre enforcamento, cadeira elétrica, fuzilamento, injeção letal e apedrejamento.
Nos mais conservadores o cidadão pode ser morto só por ser homossexual, cometer traição conjugal ou abandonar o islamismo.
A China é o país que mais pratica a pena de morte no mundo. Estimativas não oficiais apontam que, por lá, mais de 3 mil pessoas morrem todos os anos por crimes que variam de estupro a tráfico de drogas. Na sequência da lista macabra vêm Irã, Arábia Saudita, Iraque e Paquistão.
Conheça a seguir alguns métodos de execução e os motivos pelos quais as pessoas podem ser levadas ao corredor da morte.
Apedrejamento
Na Somália, o apedrejamento é legalizado e geralmente realizado em praça pública. Os motivos que podem levar a isso são: assassinato, terrorismo, espionagem, blasfêmia, desistência de seguir a religião islâmica e adultério.
Em alguns países islâmicos, como Emirados Árabes, Iraque, Irã, Arábia Saudita, Sudão e Iêmen a prática ainda é bastante comum fora do contexto judicial.
Fuzilamento
Esse é o método mais popular entre os países que adotam a pena de morte. A execução normalmente é feita por uma equipe de atiradores.
A pena pode ser aplicada a quem pratica crimes como estupros, assassinatos, sequestros ou terrorismo.
A lista dos países que utilizam fuzilamento é bem extensa. Só entre aqueles que aplicaram essa pena nos últimos três anos contabilizamos 25.
Entre eles estão: Sudão, Nigéria, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Etiópia, Indonésia, Jordânia, Kuwait, Palestina e Taiwan.
Enforcamento
É o segundo método mais comum de pena de morte no mundo. Entre os motivos que podem levar ao enforcamento estão estupro, assassinato, tráfico de droga e terrorismo.
Entres os países que usam essa técnica até hoje constam: Afeganistão, Bangladesh, Coréia do Norte, Egito, Estados Unidos, Índia, Japão, Paquistão, Síria e Iraque.
Decapitação
Na Coreia do Norte, os que discordam do sistema de governo podem ser decapitados em praça pública. Mas não para por aí. Quem falar mal da família Kim, desrespeitar os símbolos nacionais ou mesmo aqueles que acessarem sites sul-coreanos podem acabar perdendo a cabeça.
Na Arábia Saudita a pena é aplicada àqueles que praticam atos homossexuais, roubam, fazem bruxaria ou difamam a fé islâmica.
Cadeira elétrica
Um dos métodos mais assustadores de execução é certamente a cadeira elétrica. Você já deve ter visto nos filmes alguma cena que dá a ideia de como as pessoas são mortas neste modelo.
Pois saiba que em alguns locais dos Estados Unidos a cadeira elétrica é utilizada até hoje.
Câmara de gás
Alguns poucos estados americanos ainda usam as câmaras de gás para eliminar criminosos. Sim, é um modelo similar ao utilizado pelos nazistas na Segunda Guerra.
Injeção Letal
Esse método, considerado o menos cruel, consiste numa injeção que aos poucos induz o condenado ao sono e, posteriormente, à morte.
É utilizado nos Estados Unidos, China e Vietnã.
Não perca os novos episódios de 60 DIAS INFILTRADOS NA PRISÃO: ATLANTA . Esta quarta, às 23h.
Fonte: Wikipedia
Imagem: Shutterstock