De onde os grupos terroristas tiram seus milhões?
Embora pareça mentira, somente quatro grupos foram responsáveis por 74% das mortes por ataques terroristas que ocorreram no ano passado. Mas não estamos falando de pequenas quadrilhas, não, senhor; estamos nos referindo a nada mais, nada menos que o Estado Islâmico, o Boko Haram, os Talibãs e a Al-Qaeda, os quais puseram fim às vidas de 17.740 pessoas.
O Índice Global de Terrorismo, criado neste ano pelo Instituto para a Economia e a Paz, procurou saber quanto um grupo terrorista ganha com suas atividades. E eis que o Estado Islâmico, por exemplo, responsável por 6.141 assassinatos em diferentes países, conseguiu se manter graças a um lucro aproximado de 2 bilhões de dólares, os quais eles obtiveram por meio de doações, vendendo combustível roubado, cobrando dívidas de imóveis, traficando antiguidades e drogas..
O grupo Boko Haram, o próximo na lista, com um recorde de 5.478 homicídios, juntou 25 milhões de dólares por meio de resgates pagos por sequestros extorsivos, assaltos a bancos, mineração ilegal e venda de drogas.
Os talibãs, em terceiro lugar, com 4.502 mortes, ganharam dinheiro com a venda de ópio, heroína, extorsões e através de doações.
Finalmente, a Al-Qaeda, que cometeu um total de 1.620 assassinatos, chegou a acumular 150 milhões de dólares, graças à arrecadação de grupos associados, como Al-Shabaab e Frente al-Nusra. Melhor não saber como.
FONTE: vice.com
IMAGEM: Shutterstock.com