Estilista com síndrome de Down encanta o mundo com suas roupas multicoloridas
Quem vê hoje as peças de Isabella Springmuhl na Fashion Week de Londres nem imagina o que esta estilista de apenas 19 anos já teve que passar.
Com síndrome de Down, Isabella, que vive na Guatemala, sempre quis ser estilista. Depois de terminar o ensino médio, tentou entrar no curso de Moda e recebeu um não como resposta. “Fui negada devido à minha condição, mas era de um ‘Não’ que eu precisava para transformar tudo num grande Sim”, diz.
Empolgada, cheia de referências e vinda de uma família de artistas, tornou-se a estilista mais conhecida de seu país. O trabalho, repleto de cores e formas, é uma homenagem à cultura têxtil guatemalteca, herança dos Maias.
O ofício de estilista nasceu a partir do desejo de desenhar roupas para pessoas com síndrome de Down. “Por causa das nossas características físicas é muito difícil encontrar uma roupa que caia bem”, explica.
Cada tecido usado por Isabella é único, confeccionado pelas mãos de mulheres que vivem em pequenas comunidades espalhadas pela Guatemala.
A ideia agora é levar suas peças para o mundo tudo. Isabella já até criou sua loja online: Down to Xjabelle. Lá é possível ver e comprar roupas. Os preços variam de 65 a 240 dólares.
FONTE: Metro
IMAGENS: Down to Xjiabelle/Instagram/Reprodução