Jovens com síndrome de Down quebram tabu e viram empresários de sucesso
Mateo, Leandro, Franco e Maurício são quatro amigos de colégio que se juntaram para criar um negócio. A ideia era simples: ir à casa das pessoas e cozinhar.
Com uma dose de sorte, criatividade e talento, não demorou muito para a empreitada dar certo. Boca a boca, Los Perejiles (algo como “Os Salsas”) foram ganhando fama na região de San Isidro, norte de Buenos Aires, e hoje são conhecidos em todo o país. O grupo faz pizzas, empanadas e oferece até uma linha especial para pessoas que sofrem de intolerância ao glúten!
Tudo isso com um detalhe: todos os integrantes dos Perejiles têm síndrome de Down.
O projeto nasceu da vontade que os jovens tinham de trabalhar e não encontravam espaço no mercado tradicional. Com a ajuda de um professor, partiram, então, para uma aventura naquilo que mais gostam de fazer: cozinhar! Em dois meses de empreendimento, já haviam participado de nada menos que 24 eventos.
Veja os jovens em ação:
“Não falta capacidade por causa da síndrome de Down, e sim porque nunca lhes dão oportunidades. Aqui trabalhamos a autonomia deles, que envolve pegar um ônibus sozinho, preparar um lanche e até ficar para dormir na casa de um amigo”, explica Leandro López, professor de Educação Física e um dos coordenadores da escola onde os jovens estudam.
O negócio tem dado tão certo que mais quatros jovens foram contratados. Hoje, Los Perejiles cozinham em eventos particulares, empresariais e em colégios.
O grupo abriu uma pequena sede na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, onde produzem pizzas e empanadas também para os moradores de rua.
Imagem: Los Perejiles / Facebook/ Reprodução