O primeiro Estado a enfrentar Trump e suas novas políticas
O presidente norte-americano Donald Trump continua dando o que falar. Somente alguns dias depois de seu primeiro projeto imigratório (que proibia a entrada nos EUA de cidadãos de 7 países muçulmanos) causar um rebuliço memorável, ele assinou um segundo, que se parece bastante com o anterior.
As diferenças mais evidentes são o fato de tirar o Iraque da “lista negra” e só afetar os pedidos futuros de visto, excluindo os moradores atuais. Também impede a entrada de qualquer refugiado por 120 dias.
É claro que o novo projeto não deixou muitos países ou estados satisfeitos, especialmente o Havaí, que já decidiu se rebelar contra a medida, antes mesmo de ter entrado em vigor, no dia 16 de março. A Promotoria do Estado entende que o novo texto, assinado por Trump tem “os mesmos defeitos institucionais” do anterior. No entanto, como a norma afeta menos pessoas e possui mais exceções, pode ficar mais difícil evitá-la.
Porém, o Havaí está disposto a seguir com a batalha. Afinal, não é a primeira medida migratória do republicano que as autoridades havaianas rejeitam.
Não perca os novos episódios de BARRADOS NA FRONTEIRA, toda segunda, às 20h50.
FONTE: Lanacion.com
IMAGEM: Shutterstock, Inc., JStone