20 fatos que você não sabia sobre Karate Kid
Um dos filmes mais icônicos das sessões da tarde das crianças e adolescentes dos anos 80, Karate Kid, completa 33 anos em 2017.
Para comemorar, nada como descobrir 20 fatos sobre essa produção que inspira jovens até hoje e que você assiste nesse domingo, 07/05, às 17h30, no A&E.
1. A produção não queria que Pat Morita fizesse o papel de Sr. Miyagi – a preocupação era que o ator não passasse a imagem desejada. Morita era ator de comédia e precisou inventar um sotaque e pôr uma barba para convencer os produtores.
2. Ralph Macchio, o Daniel, já tinha 22 anos quando o filme foi gravado – ninguém acredita!
3. Na cena em que Daniel se exibe para Ali na praia, num jogo de futebol, ele acaba dando uma bolada de verdade na cara de Freddy. Veja no vídeo:
4. Ralph Macchio apanhou pra valer em algumas cenas – todas sem querer, obviamente.
5. Algumas paisagens mostradas no filme continuam as mesmas, mais de 30 anos depois.
6. Chuck Norris nunca foi convidado para o papel de Cobra Kai John Kreese (o vilão da história) – ao contrário do que dizem os boatos.
7. A famosa cena do chute na praia não foi gravada pelo Sr. Miyagi, mas sim por um dublê faixa preta. Esse mesmo dublê aparece no confronto final.
8. Parte do elenco se reuniu em 2007, mais de 20 anos depois, para gravar este divertido clipe:
9. Ralph Macchio continua com a mesmíssima cara. Encontra ele lá no Twitter.
10. Para quem é fã de verdade, no YouTube tem nada menos que 10 minutos de ensaios do filme.
11. Elizabeth Shue trancou a faculdade em Harvard para fazer parte do elenco. Ela interpreta Ali.
12. O papel de Daniel foi pensado para o ator Sean Penn. Como queria fazer filmes mais maduros, ele recusou.
13. Depois, cogitaram chamar Charlie Sheen, que também recusou.
14. Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood, concorreu ao papel de Daniel LaRusso, mas não foi chamado. Em retaliação, o pai baniu a presença de Coca-Cola nos sets de seus filmes (o estúdio que gravou Karate Kid pertencia à gigante dos refrigerantes na época).
15. Como o estúdio pertencia à Coca-Cola, os atores eram obrigados a fazer publicidade dos produtos. Ralph Macchio era contra essa prática, e atrapalhou o máximo que pôde.
16. Na cena de abertura, as crianças que correm acenando para o carro moravam ali de verdade. Elas estavam atrapalhando as gravações quando o diretor resolveu incluí-las nas filmagens.
17. Para filmar cenas em que aparecia cara a cara com Daniel, o Sr. Miyagi precisava subir num caixote de 10cm de altura.
18. Os shortinhos usados por Daniel viraram febre nos anos 80.
19. O roteiro de Karate Kid surgiu depois que o produtor Jerry Weintraub ouviu a história real de um jovem que sofria bullying e resolveu virar mestre em artes marciais.
20. A música do filme foi escrita originalmente para Rocky III.
Fontes: IMDB e Mental Floss
Imagem: Enciclopédia de Cromos