Bitucas de cigarro têm um efeito mais devastador do que você imagina
A organização beneficente britânica Keep Britain Tidy lançou uma nova campanha de conscientização sobre o impacto tóxico das bitucas de cigarro no meio ambiente. Segundo os dados publicados pela entidade em sua página da web, 39% dos fumantes admitiram que jogaram pelo menos uma bituca de cigarro pela descarga nos últimos tempos, enquanto 11% deles nem as consideram lixo.
O órgão destacou que os filtros de cigarros são compostos por milhares de ingredientes químicos, incluindo arsênico, chumbo e nicotina, os quais podem terminar em ambientes marinhos, uma vez que são jogados pela descarga. Segundo os especialistas, a presença de apenas uma bituca em um litro de água marinha pode ser altamente tóxica para os peixes.
Tendo em conta esses dados, foi lançada a campanha “Flicking Blue Murder”, para alertar a população. “Devemos nos assegurar de que os fumantes se deem conta de que descartar bitucas de forma incorreta tem um impacto direto e grave sobre a vida silvestre”, afirmou a diretora executiva da organização, Allison Ogden-Newton.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mundo conta com 1,1 bilhão de fumantes adultos. De acordo com os resultados analisados, pode-se inferir que 1 em cada 18 habitantes do planeta está contaminando as águas sem sequer saber o verdadeiro dano que produzem as bitucas de cigarro.
Fonte: RT