A fórmula que tem levado os EUA a reduzirem pela metade a incidência de crimes
Os Estados Unidos vêm, há décadas, reduzindo a taxa de criminalidade no país – e parte disso se deve a uma visão progressista, utilizada em vários estados americanos, para diminuir a reincidência de crimes.
Um estudo da Pew Research Center mostra como, ao longo de um período de apenas 7 anos (de 2007 a 2012), a o número presos que voltam à cadeia depois de receber liberdade caiu 23%. A reincidência de crimes caiu em 23 estados.
Os motivos para isso estão no investimento de programas realmente efetivos de reinserção social: formação profissional, aconselhamento e centros tecnológicos de treinamento.
Dentro desses programas encontramos alguns bem interessantes, como o do ator Tim Robbins, que ajudou a cortar pela metade a taxa de reincidência de crime na Califórnia dando aulas de atuação aos detentos.
No estado da Carolina do Norte, muitos dos presos viraram experts em converter textos para o braile, para que cegos possam lê-los. Outros aprenderam a lidar com a terra, plantar e cultivar o próprio alimento.
A taxa de adultos negros que votam à prisão caiu quase 30% ao longo da última década.
Os estados que mais estão vendo resultados positivos são Michigan (43% de redução) e Geórgia (35%).
Não perca POLÍCIA AO VIVO: toda segunda às 20h!
Fonte: GNN