Garota de 19 anos para avião e evita deportação de homem para o Afeganistão
A ativista sueca Elin Ersson, de 19 anos, vem sendo chamada de heroína depois de impedir a deportação de um senhor de idade afegão que pediu asilo em seu país.
Ao descobrir que o homem seria deportado, ela comprou uma passagem para o mesmo voo e impediu que o avião decolasse apenas se recusando a se sentar.
A justificativa é que o homem seria mandado ao país natal para morrer.
Tudo foi transmitido ao vivo em vídeo pelas redes sociais.
A firmeza com que Elin se mantem de pé, resistindo à pressão dos demais passageiros é impressionante. Até os comissários tentaram convencê-la a sentar, mas a garota não deu chances.
“Estou fazendo o que posso para salvar a vida de uma pessoa”, diz ela, nervosa, diante da câmera.
Quando um dos passageiros se irrita e tenta tomar o aparelho das mãos da menina, os comissários partem em defesa da ativista. Eles preferiram não acionar meios para retirá-la à força.
Em dado momento, Elin vai às lágrimas quando percebe que vai ser retirada do avião em companhia do senhor afegão, sob uma forte chuva de aplausos.
A companhia Swedavia informou que, por causa desse incidente, o voo atrasou em mais de duas horas. Ainda não se sabe o que acontecerá com o afegão que buscou asilo depois desse episódio. Ele está sob custódia da polícia sueca.
Muitos cidadãos afegãos pedem asilo em países como a Suécia por causa do sangrento avanço do grupo de religiosos islâmicos radicais, o ISIS.
Nova temporada de BULL - toda quinta às 21h40
Fonte: The National | Imagens: Vídeo/Reprodução