Interpol procura o dono de um tesouro nazista encontrado na Argentina
Bustos e um retrato de Adolf Hitler, uma lupa do Führer e uma infinidade de objetos personalizados com a suástica e, inclusive, brinquedos com propaganda do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido como Partido Nazista, foram encontrados em três localidades próximas a Buenos Aires, na Argentina.
Carlos Alberto Olivares, um antiquarista de 55 anos, é o seu dono. Atualmente, Olivares está sendo investigado pela Polícia Federal e foge assustado dos jornalistas. Enquanto isso, os rumores e a especulação se amontoam após o caso, uma polêmica no mundo dos antiquaristas, colecionadores e amantes das conspirações. Os objetos são originários do Terceiro Reich ou simples réplicas? Como Olivares os conseguiu?
Néstor Roncaglia, chefe da Polícia Federal argentina, afirmou: “Já recorremos a historiadores que nos disseram que a lupa é original. Estamos fazendo contatos internacionais para nos aprofundar”.
A defesa de Olivares aposta nas perícias que serão feitas do tesouro nazista para determinar ou não sua autenticidade. A Polícia Federal e a juíza Arroyo Salgado comentaram que a análise final contará com a colaboração da Interpol alemã.
Não perca os novos episódios de BARRADOS NA FRONTEIRA: EUA, toda segunda, às 20h50.
FONTE: bbc.com
IMAGEM: Natacha Pisarenko/Associated Press