A mulher que deu origem à Síndrome de Estocolmo

A&Extras
Por AE Brasil el 03 de November de 2022 a las 20:49 HS
A mulher que deu origem à Síndrome de Estocolmo-0

Há 44 anos, o assalto a um banco da capital sueca deu nome a uma reação psicológica rara chamada “Síndrome de Estocolmo”. Tudo começou especificamente em 23 de agosto de 1973, quando Kristin Enmark viveu a experiência mais assustadora de sua vida.

A mulher que deu origem à Síndrome de Estocolmo - 1

Detida por Jan Olsson, seu sequestrador, Kristin tinha obedecer a todas as suas ordens se quisesse sair sã e salva. Mas não era ódio o que ela sentia por ele. Todo o contrário: a jovem chegou a simpatizar com seu sequestrador a ponto de defendê-lo perante a polícia.

 

“Ele me acolheu debaixo do seu manto protetor e me disse: ‘não vai acontecer nada com você’. É difícil explicar isso às pessoas que não estiveram nessa situação o quão significativo isso foi para mim. Eu sentia que era importante para alguém. Talvez fosse algum tipo de dependência”, comentou Kristin em uma entrevista à BBC.

A mulher que deu origem à Síndrome de Estocolmo - 2

Kristin foi examinada por psiquiatras, e sua reação emocional de identificação com sequestradores ficou conhecida como Síndrome de Estocolmo. Mas ela escreveu um livro sobre suas experiências, no qual explicou que a Síndrome de Estocolmo não existe. No entanto, segundo dados do FBI, mais de 25% das pessoas que são sequestradas sofrem do transtorno.

 

Atualmente, Jan Olsson e Kristin Enmark continuam em contato. “Confio plenamente nele – afirma a mulher –, viajaria o mundo inteiro com ele”.

 

Quer aprender como ler cada pessoa? Então não perca BULL, a nova série do A&E onde um verdadeiro mestre em psicologia consegue combinar intuição e tecnologia para decifrar qualquer júri, advogados e testemunhas. Toda quinta, às 23h15.

 


Fonte: abc.es 
Imagem: Youtube.com