O incrível Shaolin Soccer: como treinam os futuros jogadores de futebol na China
Na China, muitos jovens praticam um dos esportes mais populares do mundo: o futebol. Mas, por trás dessa atividade, há um segredo. O kung-fu é aplicado como técnica para desenvolver e exercitar os que realizam essa atividade. O objetivo é conseguir que o país se torne uma potência mundial de destaque no futebol.
Há anos, Pequim investe enormes quantidades de dinheiro com o objetivo de contar com 50 milhões de jogadores de futebol até 2020. No entanto, há muito trabalho pela frente, já que o país somente se classificou uma vez para disputar uma Copa do Mundo.
Durante os treinamentos, os estudantes esquentam dando cambalhotas de um lado para o outro, e fazendo uma coreografia de golpes e chutes no ar. Segundo o treinador Sun Dawei, o que ele busca é combinar o futebol com as técnicas de artes marciais dos monges de Shaolin, com o propósito de criar um conceito original.
Curiosamente, o filme “Shaolin Soccer”, lançado em 2001, narrava as aventuras de uma equipe de jogadores de futebol entusiasta das artes marciais, que ganhava um torneio graças aos chutes potentes e aos saltos por cima dos adversários.
Dawei reconheceu que é verdade que há muitas diferenças entre o futebol e as artes marciais. Mas também assegurou que, se ele possui a melhor escola de artes marciais do país, também pode chegar a se destacar no esporte.
Toda quarta, a partir das 20h50, tem dobradinha de NCIS: LOS ANGELES e NCIS: NOVA ORLEANS!
Fonte: Infobae | Imagem: AFP