Policial-herói brasileiro recebe homenagem da SWAT nos EUA
O soldado que ergueu uma viatura em chamas para salvar dois colegas teve seu ato de bravura reconhecido por uma das polícias mais importantes do mundo – a SWAT.
Renato Taroco, de Marília (SP), é o primeiro policial brasileiro a receber a homenagem da polícia americana.
Ele já havia sido reconhecido aqui no Brasil, quando recebeu um prêmio nacional chamado “Heróis Reais” – onde foi eleito com 1,3 milhão de votos. O prêmio dava direito a uma viagem aos EUA, para conhecer a sede polícia de elite dos EUA.
Lá, o policial recebeu um “certificado de reconhecimento” assinado pelo tenente Kelly Cole, comandante da SWAT. Ele também ganhou um curso de táticas policiais de alto nível.
A meta agora é conseguir voltar ao Texas para um treinamento ainda mais intenso na SWAT. Taroco abriu uma vaquinha virtual par conseguir fundos para a viagem.
O policial sofreu lesões sérias durante o acidente e hoje está afastado das ruas, trabalhando com assuntos administrativos. Sua meta agora é virar instrutor e compartilhar o que aprendeu fora do país.
“Sempre gostei de estar nas ruas, no trabalho de combate ao crime, isso era a minha vida. Agora, estou afastado disso pra sempre, mas não me arrependo nem por um minuto de ter feito o que fiz. Sei que ainda posso dar muito à PM”, disse em entrevista ao G1.
EMERGÊNCIAS NOTURNAS, uma série de tirar o fôlego - toda terça, 20h
Fonte: G1
Imagens: Arquivo pessoal