Sua mãe tem síndrome de Down e seu pai deficiência mental: Valentina cresce feliz
Valentina vive no município de Socorro, em São Paulo, e, embora pareça uma menina como qualquer outra, ela é única no mundo, porque tem uma família muito, mas muito especial. Sua mãe, Maria Gabriela Andrade, tem síndrome de Down e seu pai, Fabio Marchetti Moraes, deficiência mental.
Não é algo muito comum que uma mulher com síndrome de Down possa dar à luz, já que as possibilidades de ficar grávida são apenas de 50% em relação às outras mulheres, e seus filhos têm de 25% a 50% de chances de herdar a síndrome de Down. Isso faz de Valentina um caso extraordinário.
Fabio e Gabriela se conheceram quando eram crianças na escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e viraram inseparáveis. Embora os médicos e familiares estivessem convencidos de que Gabriela não poderia engravidar, um belo dia sua barriga começou a crescer e eles descobriram que nela estava Valentina! O bebê chegou em 2008, sem herdar nenhum tipo de deficiência.
Mas nem tudo foi um mar de rosas: a justiça negou a paternidade a Fabio, por considerá-lo incapaz. Depois de muita luta, seu parecer acabou sendo revogado, e Fabio passou a ter todos os direitos de qualquer pai sobre sua filha. Fabio e Gabriela se casaram um ano depois, em 2009, e a avó de Valentina disse que nunca viu um casal curtir tanto a paternidade quanto esses pais.
Conheça mais histórias sobre síndrome de Down na nova temporada de MINHA VIDA COM SÍNDROME DE DOWN. Toda terça, às 20h.
FONTE: cabroworld.com
IMAGEM: Shutterstock.net