Túnel na fronteira dos EUA com o México transportava drogas via rede de fast-food
Autoridades americanas descobriram um túnel entre o México e os Estados Unidos que era utilizado para transporte de droga.
A passagem, com 180 metros de extensão, liga um antigo restaurante da KFC na cidade de San Luis, no Arizona, a uma casa do outro lado da fronteira, em San Luis Rio Colorado, no México.
A passagem foi descoberta na semana passada, depois que um suspeito, Ivan Lopez, foi parado na rodovia pela polícia.
Durante a abordagem, cães farejadores localizaram duas caixas contendo metanfetamina, cocaína e heroína em seu carro. O valor da mercadoria é estimado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,7 milhões).
Lopez é proprietário do restaurante onde o túnel desembocava. Ele foi preso na sequência.
O túnel tem 7 m de profundidade, 1,5 m de altura e 90 cm de largura. As autoridades acreditam que a droga era transportada por meio de cordas e que uma quantidade incalculável de cocaína e maconha devem ter entrado nos EUA por meio dele.
Essa não é a primeira vez que um túnel é encontrado na fronteira entre México e EUA. Dois anos atrás, uma passagem com quase 800 metros de comprimento foi descoberta em San Diego, na Califórnia.
Em apenas um mês, a patrulha da fronteira conseguiu confiscar mais de 15 kg de heroína, 10 kg de cocaína, 327 kg de metanfetamina e 1,9 toneladas de maconha.
Não perca a nova temporada de NCIS: NOVA ORLEANS - Toda quarta às 21h40
Fonte: BBC | Imagens: BBC e Homeland Security Investigations/Yuma Sector BP